Saiba tudo sobre o Ataque Cardíaco

O infarto agudo do miocárdio , vulgarmente denominado ataque cardíaco, ocorre quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida, causando lesões no músculo cardíaco. O sintoma mais comum é dor no peito ou desconforto que se pode espalhar para o ombro, costas, pescoço ou maxilar. É comum ter início no lado esquerdo do peito e durar alguns minutos. O desconforto pode por vezes ser semelhante à azia. Entre outros sintomas possíveis estão a falta de ar, náuseas, sensação de desmaio, suores frios ou fadiga. Cerca de 30% das pessoas manifestam sintomas atípicos, os quais são mais comuns entre mulheres. Um enfarte do miocárdio pode causar insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca ou paragem cardiorrespiratória.

Causas:

Todos os órgãos precisam de sangue oxigenado para manter suas funções, e o miocárdio (o músculo que forma a parede do coração) não é exceção. As artérias coronárias fornecem a sua própria rede de suprimento de oxigênio. No caso de insuficiência coronariana, os depósitos gordurosos (a placa ) se formam nas paredes internas das artérias coronárias, cujo diâmetro reduz e, consequentemente, a capacidade de transmitir o fluxo sanguíneo para o coração. Este processo corresponde ao desenvolvimento da aterosclerose .

A maioria dos ataques cardíacos ocorre quando uma ruptura no revestimento do revestimento interno de uma artéria libera a placa aterosclerótica. O sangue então forma um coágulo na artéria danificada e sua presença pode bloquear parcialmente ou completamente o fluxo sangüíneo. Se a obstrução se torna grande o suficiente, sintomas de ataque cardíaco aparecem e as células do músculo cardíaco começam a morrer logo depois, de modo que é chamado ataque cardíaco.

Acontece, mas raramente, que o espasmo do tecido muscular da parede de uma artéria aparentemente saudável impede o fluxo sanguíneo e provoca um ataque cardíaco cuja causa não pode ser detectada a maior parte do tempo.

Os principais sintomas do ataque cardíaco são:

Diagnóstico:

Um médico pode dizer muito sobre o coração, simples com um estetoscópio, ou o exemplo dado como um ataque cardíaco ou eletrocardiograma ou ECG. Eletrodos são presos ao peito e os sinais elétricos emitidos pelo coração são registrados. Como diferentes partes do ECG podem ser persistentes e localizá-lo.

Há também um exame de sangue que revela um ataque cardíaco, destacando-se uma proteína que é liberada quando células do coração morrem. Este exame elimina a possibilidade de outros distúrbios associados a um ataque cardíaco, ou uma migração de sangue para um pulmão ou pneumonia.

Tratamento:

Medicamentos:

Alteplase: rompe coágulos que estão bloqueando o fluxo normal do sangue nos vasos sanguíneos;

Anticoagulante: ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos ou a dissolver coágulos existentes;

Betabloqueador: retarda a frequência cardíaca e diminui a pressão arterial. Quando usado como colírio, reduz a pressão ocular;

Estatina: diminui a produção de colesterol ruim pelo fígado;

Inibidor da ECA: relaxa os vasos sanguíneos, reduz a pressão arterial e previne danos nos rins relacionadas ao diabetes.

Primeiros Socorros:

  1. Agir rapidamente em caso de ataque cardíaco pode salvar a vida e limitar os danos ao coração. O tratamento para ataque cardíaco é mais eficiente quando começa dentro de 1 hora a partir do aparecimento dos sintomas. 
  2. Caso ache que você ou alguém próximo está tendo um ataque cardíaco:
  3. Chame uma ambulância imediatamente para atendimento de emergência em hospital.
  4. Se os sintomas pararem completamente em menos de 5 minutos, ainda assim ligue para seu médico.
  5. Tome pílula de nitroglicerina caso o médico tenha prescrevido esse tipo de remédio.

Números de emergência:

SAMU-192
CORPO DE BOMBEIROS- 193
​POLÍCIA MILITAR-190

 

Recomendamos ir nos seguintes especialistas, caso ache que está com um Ataque Cardíaco:

Cardiologista: Especialista em distúrbios do coração.

Clínico geral: Previne, diagnostica e trata doenças.

Médico de emergência: Trata pacientes no setor de emergência.

Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos