Dieta Líquida

Essa dieta apresenta uma consistência líquida com volume de 200 a 300 ml por refeição, sendo de três em três horas.

Indicada para pacientes com transtornos gastrointestinais, infecções graves, anorexia, disfagia, alterações na mastigação, deglutição ou digestão, no pós-operatório e na preparação para a realização de exames.

O objetivo da dieta é hidratar e nutrir os tecidos e garantir o repouso do trato gastrointestinal.

Alimentos recomendados: caldos e sopas liquidificadas, mingaus (arroz, milho, mucilon, maisena), leite, sucos coados, iogurte, creme de leite, queijo cremoso, geléia de mocotó, gelatina, pudim, sorvete, achocolatado, mate, suco de frutas e vegetais coados, mingaus de cereais, caldo de carne, sopas de vegetais peneirados, óleos vegetais, xaropes, mel, açúcar, refrigerantes.

Alimentos restritos: cereais integrais, hortaliças, frutas inteiras com casca, embutidos, condimentos picantes, sementes, farelos, sementes oleaginosas, alimentos sólidos ricos em gorduras.

 

Cardápio para dieta líquida:

  • Café da manhã:
    *1 copo de vitamina de mamão, banana e maçã.
  • Lanche da manhã:
    *1 copo de iogurte desnatado, 1 xícara de purê de fruta ou 1 xícara de chá.
  • Almoço:
    *Sopa de legumes ou verduras com carne magra (frango ou peixe).
  • Lanche da tarde:
    *Suco de fruta, água de coco ou gelatina diet.
  • Jantar:
    *1 xícara de sopa cremosa + 1 xícara de suco de fruta + 1 xícara de purê de fruta + 1 copo de leite de vaca ou de leite de soja + 1 copo de água.
  • Ceia:
    *1 xícara de mingau de mucilon ou 1 copo de iogurte desnatado.

 

Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais: © 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos