Dieta Branda

É uma dieta de transição entre a dieta pastosa e a dieta geral, sendo indicada para pacientes que necessitam abrandar os alimentos para facilitar o trabalho de mastigação, deglutição e digestivo.
Quanto à restrição de alimentos na dieta branda estão incluídos os alimentos crus (exceto alguns com textura mais suave) e alimentos doces concentrados, frituras, leguminosas (apenas o caldo), embutidos, conservas, enlatados e condimentos fortes. É indicada para crianças e idosos com alterações e/ou perturbações orgânicas e funcionais do trato gastrointestinal.

O objetivo dessa dieta é fornecer calorias e nutrientes para manter o estado nutricional, melhorando a mastigação, deglutição e digestão.

Alimentos recomendados: salada cozida, carnes frescas cozidas, ovo cozido, pochê ou quente; vegetais cozidos no forno, água, vapor e refogados; frutas (sucos, em compotas, assadas ou bem maduras, sem a casca), torradas, biscoitos, pão enriquecido (não integral); pastel de forno, bolo simples, sopas, sorvetes simples, óleos vegetais, margarina; gordura somente para cocção, não para frituras.


Alimentos evitados: cereais e derivados integrais, frituras em geral; frutas oleaginosas, frutas de tipo A, exceto sucos; vegetais de tipo A, exceto em sucos em cremes; leguminosas integrais; doces concentrados; condimentos fortes, picantes; queijos fortes e duros, doces concentrados.

 

Cardápio para dieta branda:

  • Café da manhã:
    *1 xícara de café com leite + 1 pão com margarina.
  • Lanche da manhã:
    *1 taça de gelatina de fruta.
  • Almoço:
    *1 concha pequena de caldo de feijão + 3 colheres de sopa de arroz + 3 ½ porções de isca de carne ao molho + 2 colheres de sopa de beterraba cozida + 1 fatia pequena de melancia.
  • Lanche da tarde:
    *1 copo médio de vitamina de banana.
  • Janta:
    *4 porções pequenas de frango assado + 2 colheres de sopa de arroz + 6 colheres de sopa de purê de abóbora + 2 colheres de sopa de vagem cozida + 1 colher de sobremesa de molho de soja.
  • Ceia:
    *1/2 copo grande de mingau de amido de milho.     

 

Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais: © 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos