Dieta sem Lactose

A dieta sem lactose é uma dieta para quem tem intolerância à lactose e baseia-se na restrição ou exclusão dos alimentos que contêm lactose (leite e seus derivados).

A lactose é um hidrato de carbono, ou seja, um carboidrato conhecido como açúcar, presente no leite. Pessoas que têm intolerância à lactose, apresentam uma deficiência na enzima lactose existente no organismo.

A ausência dessa enzima dificulta a absorção da lactose, tornando-se a principal causa do distúrbio.

O objetivo dessa dieta é a eliminação do leite assim como dos seus derivados (queijo, manteiga, creme de leite, coalhada, iogurte, etc).

Alimentos recomendados: bebidas vegetais, como leite de arroz, aveia ou soja; suco de frutas naturais, iogurte de soja, presunto de peru, gelatina, granola, cremes não lácteos, leite 100% isento de lactose, frutas, verduras e leguminosas; pão integral, geleia, torradas, oleaginosas, carnes, peixes e aves; folhosos, água de coco, cereais, chás, água potável, derivados do leite sem lactose.

Alimentos restritos: leite e seus derivados (sorvete, queijos, cremes, etc).

 

Teste de intolerância à lactose:

Deve-se observar os sintomas de intolerância à lactose após a ingestão de leite de vaca ou algum alimento derivado do leite como: cólica (dor abdominal), gases intestinais e diarreia ácida, que geralmente aparecem momentos após a ingestão de leite de vaca ou seus derivados.

Caso suspeite, deixe de consumir leite ou quaisquer de seus derivados por sete dias. No decorrer desses sete, caso você não apresente nenhum dos sintomas descritos anteriormente, ingira leite ou algum de seus derivados novamente e observe a reação de seu organismo.

Os sintomas retornando, possivelmente exista a presença de intolerância à lactose. Após a realização desse teste (exclusão alimentar), procure um profissional (clínico geral ou alergologista) para a realização de exames solicitados pelo profissional.

Alguns dos exames solicitados:

  • *Exame de fezes - mede a acidez das fezes;
  • *Exame de sangue - mede a quantidade de glicose no sangue após ingerir lactose diluída em água;
  • *Exame do ar expirado – mede a presença anormal de hidrogênio expirado no ar após a ingestão de lactose diluída em água;
  • *Biópsia do intestino – análise no microscópio de amostra do intestino para identificar a presença ou não de células específicas que determinam a intolerância à lactose.

 

Cardápio para dieta sem lactose:

  • Café da manhã:
    *Leite de soja + pão italiano ou francês com geleia de fruta.
  • Lanche da manhã:
    *Gelatina sem leite ou chantilly ou fruta a seu gosto ou ainda, 1 pote de iogurte de soja.
  • Almoço:
    *Salada de folhas escuras (agrião, rúcula e couve) à vontade com tomate cereja e duas azeitonas temperadas com 1 colher de sobremesa de azeite, pouco sal e limão + 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 filé médio de carne magra grelhado + 2 colheres de sopa de mandioquinha com cenoura.
  • Lanche da tarde:
    *Sorvete de fruta sem leite ou torta/bolo sem leite ou ainda, 1 porção de fruta (2 kiwis, 1 tangerina, 2 ameixas) .  
  • Jantar:
    *Salada de folhas verdes à vontade com uma rodela de abacate cortado em meia lua e tomate temperados com 1 colher de sobremesa de azeite, pouco sal e limão + 1 filé médio de peixe assado ou grelhado com limão e ervas.
  • Ceia:
  • *4 colheres de sopa de abacate com limão e adoçante ou 2 cookies integrais ou ainda, 1 taça de gelatina de fruta.

 

Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais: © 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos