Dieta Cetogênica

É uma dieta baseada em uma alimentação rica em gordura e uma quantidade mínima de carboidratos, fazendo com que o corpo entre em estado de cetose (processo de liberação de corpos cetônicos que acontece devido à lipólise, ou seja, quando se está queimando gordura como combustível). Essa dieta permite uma adequada nutrição, necessária para o crescimento e funcionalidade normais do corpo.

Ela é indicada para ajudar na perda de peso e no tratamento de algumas doenças, como o câncer, hipoglicemia, colesterol alto, fadiga, dentre outras.

A dieta cetogênica deve ser orientada por um profissional habilitado, pois, enquanto acontece a queima de gordura e ocorre a liberação dos corpos cetônicos, podendo ser em excesso, podem causar mau hálito ou gosto de metal na boca dor de cabeça, enjoos e náuseas. Esses sintomas ocorrem porque o nosso organismo está habituado a uma alimentação com excesso de carboidratos, mas quando o organismo se habitua com a nova queima de energia, os sintomas desaparecem.


Embora essa dieta resulte em um emagrecimento rápido, pode levar a um aumento considerável dos níveis de colesterol, pois o excesso de gorduras saturadas leva ao aumento dos níveis de colesterol LDL, conhecido como o mau colesterol.
Esse aumento pode causar, consequentemente, o entupimento nas artérias, devido ao depósito de gordura em suas paredes, resultando em possíveis problemas cardíacos.

O livre consumo de embutidos (salame, salsicha, presunto), que são alimentos ricos em nitritos, aumentam, consideravelmente, o risco de câncer no aparelho digestório. Por esses motivos, essa dieta não é recomendada por médicos nutrólogos e nutricionistas para a perda de peso.

Alimentos recomendados: peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (presunto, peito de peru), requeijão, iogurte sem açúcar, oleaginosas, manteiga, verduras verdes escuras (brócolis, espinafre, couve), queijos, bebidas com café e chá devem ser adoçadas com adoçantes.

Alimentos restritos: massas e pães, feijão, milho, soja, arroz, cereais, doces em geral, frutas com alto teor de açúcar, alimentos industrializados, tubérculos ricos em carboidratos como: mandioca, batata, inhame.

Cardápio para dieta cetogênica:

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões de medicina em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos