Dieta Pastosa

É uma dieta de transição entre a dieta leve e a dieta branda. A dieta deve conter alimentos no grau máximo de subdivisão e cocção, apresentando-se na consistência mole, proporcionando certo repouso digestivo.

Constituída de alimentos bem cozidos, macios, na forma de purê, desfiados ou moídos.

O objetivo dessa dieta é fornecer uma dieta que favoreça a mastigação, deglutição e digestibilidade. Indicada, especialmente, para pessoas com disfagia, alterações gastrointestinais, dificuldades de mastigação e pacientes no pós-operatório.

Os alimentos recomendados são: leite, manteiga, mingau, iogurte, pudim, fruta assada ou cozida, sopas, arroz papa, purê de batata ou legumes, macarrão, suflê, pão macio, bolacha doce, ovo pochê, carnes moídas ou desfiadas, vitamina de frutas, caldo de feijão, gelatina, geléia, creme de frutas, suco de fruta natural, etc.

Alimentos restritos: alimentos crus (exceto alguns com textura mais suave), doces concentrados, frituras,  leguminosas (apenas o caldo), embutidos, conservas, enlatados, condimentos fortes e alimentos fermentáveis.

Exemplo de cardápio da dieta pastosa:

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões de medicina em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos