Saiba tudo sobre a Gripe

A gripe é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco, a gripe é uma doença infecciosa provocada por diversos vírus ARN da família Orthomyxoviridae e que afeta aves e mamíferos.

Causas:

A influenza é contagiosa, o que significa que ela se espalha facilmente de uma pessoa para outra. Os vírus que causam a gripe se espalham de pessoa para pessoa, principalmente através de secreções nasais sob a forma de gotículas projetadas por crises de tosse ou espirros. Pessoas que inalam o vírus no ar podem ser infectadas.

O vírus da gripe pode sobreviver em algumas superfícies até 24 horas. Isso significa que, em alguns casos, a gripe pode se espalhar pelo toque quando alguém toca uma superfície (por exemplo, uma maçaneta, uma bancada, telefones) onde o vírus foi depositado, depois toca o nariz, a boca ou os olhos. A propagação da gripe é mais fácil em locais lotados, como escolas e escritórios.

Existem 3 famílias de vírus da gripe, e eles são listados como A, B e C. Tipo C mais comumente afeta patos, gansos, perus e galinhas, mas uma pequena proporção pode ser atribuído a ele gripe humana, principalmente em crianças. O tipo B ataca principalmente a espécie humana e geralmente causa uma infecção mais leve. Muda muito pouco de ano para ano.

A gripe A é o maior problema para os seres humanos e representa 95% dos casos. Cepas desse tipo de vírus também foram detectadas entre aves, cavalos, porcos, focas e baleias. Os vírus que infectam duas espécies distintas às vezes se combinam, e a mistura resultante de informação genética acaba criando uma nova cepa contra a qual ninguém está protegido e contra o qual nenhuma vacina foi preparada.

A fase de incubação da gripe dura de 1 a 4 dias, mas as pessoas infectadas podem se tornar contagiosas antes do início dos sintomas. Os adultos são contagiosos (eles podem espalhar o vírus para os outros) por cerca de 6 dias, enquanto as crianças são infectadas por pelo menos 10 dias.

Os principais sintomas da Gripe:

Prevenção da Gripe:

Diagnóstico:

Como os sintomas da gripe são diferentes daqueles do resfriado comum, o diagnóstico pode ser feito rapidamente. O seu médico poderá dizer-lhe que está gripado se observar alguns ou a maioria dos seguintes sintomas:

Em caso de dúvida, o seu médico pode ter certeza de que é a gripe tomando uma amostra de escarro e analisando o vírus. Mas esta etapa raramente é necessária.

Tratamento:

O tratamento usual da gripe consiste em descansar e ingerir uma grande quantidade de fluido. O tratamento também inclui algumas formas de prevenir a propagação do vírus da gripe, como lavar as mãos, limpar superfícies compartilhadas por todos e usar uma boa técnica para tossir ou espirrar (em seu braço ou manga).

Pode ser útil usar medicamentos para sintomas específicos, por exemplo, supressores de tosse e ibuprofeno ou paracetamol podem ser usados ​​para tratar sintomas semelhantes aos da gripe, como dores musculares e febre. Crianças e adolescentes infectados não devem tomar ácido acetilsalicílico (AAS). O uso de AAS durante a gripe está ligado à síndrome de Reye , um distúrbio raro, mas grave, que afeta o cérebro e o fígado. Muitos medicamentos vendidos sem prescrição contêm ASA ou outros salicilatos. 

Os antibióticos não são eficazes contra infecções virais, como gripes e resfriados, mas são prescritos para complicações como pneumonia ou infecções bacterianas.

O oseltamivir e o zanamivir, medicamentos antivirais , às vezes são usados no tratamento da influenza. Esses medicamentos podem ajudar a reduzir a duração da gripe e aliviar os sintomas, e funcionam melhor se forem tomados dentro de 48 horas após o início dos sintomas. Os medicamentos antivirais também são usados ​​para prevenir a gripe em pessoas que estiveram em contato próximo com alguém com gripe, como aqueles que moram na mesma casa. Em geral, essa medida não é recomendada para a maioria das pessoas; entretanto, antivirais podem ser recomendados para indivíduos com risco de complicações da influenza. Seu médico pode decidir se você deve começar a tomar medicamentos antivirais.

Apenas anticorpos contra gripe podem prevenir a gripe. Infecção e vacinação são as únicas formas de gerar anticorpos. Como os vírus da gripe podem mudar de ano para ano, a vacinação deve ser repetida a cada ano. É importante lembrar que todas as vacinas contra a gripe levam 2 semanas para começar a proteger alguém, por isso, seja vacinado o mais rápido possível.

Na primavera, uma rede global de médicos e laboratórios de pesquisa determina quais cepas de influenza podem ser perigosas, e a vacina para o ano corrente é projetada de acordo.

A eficácia da vacina pode variar de ano para ano; o risco de contrair a gripe não é totalmente nulo, mas os sintomas podem ser mais leves. A vacina contra a gripe deve ser administrada a todos aqueles considerados em risco aumentado de complicações da gripe, para aqueles que podem estar em risco para indivíduos de alto risco (por exemplo, aqueles que cuidam de doentes, profissionais de saúde) , para pessoas que fornecem serviços essenciais para a comunidade e, finalmente, para todos aqueles que desejam evitar a gripe.

 

Recomendamos ir nos seguintes especialistas, caso ache que está com Gripe:

Pediatra: Fornece assistência médica para bebês, crianças e adolescentes.

Clínico geral: Previne, diagnostica e trata doenças.

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões de medicina em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos