Queimaduras

Uma queimadura é uma lesão na pele causada por calor, eletricidade, substâncias químicas, atrito ou radiação. As queimaduras que afetam apenas a camada superficial da pele são denominadas superficiais ou de primeiro grau. Quando as lesões afetam também algumas das camadas inferiores são denominadas queimaduras de segundo grau. Quando todas as camadas de pele são afetadas denominam-se queimaduras de terceiro grau. Quando existem lesões em tecidos mais profundos, como os músculos ou os ossos, denominam-se queimaduras de quarto grau.

Causas:

  1. Exposição ou contato com uma fonte de calor (por exemplo, queimaduras solares, água fervendo) ou, pelo contrário, uma fonte de frio;
  2. Atrito intenso;
  3. Contato com alguma substância química;
  4. Exposição a algum agente radioativo (por ex. raio X);
  5. Choque elétrico;
  6. A exposição a águas-vivas e outros animais e micro-organismos marinhos.

Principais Sintomas:

  1. Primeiro grau - lesões superficiais com vermelhidão, inchaço, sensibilidade leve;
  2. Segundo grau - contra o fundo de vermelhidão das bolhas na pele, bolhas com conteúdo amarelado. Se afeta os vasos capilares do conteúdo interno é de cor avermelhada. Camada germinativa é mantida, portanto, não é a cura sem cicatrizes;
  3. Terceiro grau - profundidade e destruição, atingindo camada de brotar. A pele é destruída com a formação de uma crosta negra (necrose);
  4. Quarto grau - carbonização de toda a espessura do tecido no caminho do fator térmico.Ela afeta epiderme, músculo, osso e estrutura comum.

Primeiros Socorros:

  1. Evitar retirar as roupas queimadas no momento anterior à chegada do serviço de atendimento de emergências. Bem entendido, todo e qualquer tecido ou roupa ainda em chamas deve ser afastado do indivíduo afetado.
  2. É necessário evitar resfriar uma superfície muito extensa do corpo (não mais do que 5% da superfície do corpo, o equivalente a cerca de 5 palmas da mão), pois uma redução demasiada de temperatura, chamada na linguagem médica de hipotermia, pode levar a hipotensão e a um choque grave para o organismo.
  3. Se possível, tentar manter as partes queimadas acima do nível do coração, em outros termos, elevar as zonas afetadas.
  4. Tentar cobrir as partes queimadas com um tecido o mais estéril possível, frio e ligeiramente úmido, como um lençol, uma toalha, um casaco, etc.
  5. Não se deve jamais dar de beber ou ministrar medicamentos à pessoa afetada por queimaduras.
  6. É preciso posicionar o ferido do lado que não estiver afetado pelas queimaduras e esticá-lo, recorrer aos procedimentos de emergência se necessário.

 

Números de emergência:

SAMU-192
CORPO DE BOMBEIROS- 193
​POLÍCIA MILITAR-190

Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos