Saiba tudo sobre a Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressóricos nas artérias, o que faz com que o coração exerça maior esforço do que o necessário para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica. Para que os valores sejam confiáveis, a medida deve fazer-se após um período de repouso de 5 a 10 minutos num ambiente calmo. A largura da braçadeira deve corresponder a 2/3 do comprimento do braço, com comprimento suficiente para rodear bem todo o braço envolvendo cerca de 80% deste. Uma braçadeira muito estreita origina valores falsamente altos e por sua vez uma larga demais estará na origem de falsos negativos.

Causas:

A hipertensão é chamada primária (ou essencial ) quando não tem causas óbvias. A maioria dos casos de hipertensão preenche os critérios para hipertensão essencial. Quando um problema subjacente, como doença renal ou disrupção hormonal, causa hipertensão, é referido como hipertensão secundária. Quando é possível corrigir a causa subjacente, o nível de pressão arterial geralmente melhora e pode até retornar ao normal.

Outros fatores que predispõem à hipertensão incluem:

Os principais sintomas da Hipertensão Arterial:

A hipertensão pode às vezes causar dores de cabeça, problemas de visão, tontura ou falta de ar - mas a maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum desses sintomas. É por isso que a hipertensão é apelidada de "assassina silenciosa". A hipertensão é geralmente descoberta durante um exame de saúde regular quando o médico ou enfermeiro faz a medição da pressão arterial.

Prevenção da Hipertensão Arterial:

Diagnóstico:

Se os seus valores de pressão arterial estiverem acima do intervalo normal por 5 vezes (tomadas durante visitas diferentes), o seu médico provavelmente será diagnosticado com pressão arterial alta.  Às vezes, um médico é influenciado pela pressão arterial acima do normal e outras condições médicas e faz um diagnóstico após um número menor de doses. A pressão arterial tende a ser maior durante o exercício e o trabalho físico, ou períodos de estresse, enquanto é menor durante o sono. Todos podem ter uma elevação transitória da pressão arterial em um determinado momento, e é por isso que é importante dar vários passos.

Se a pressão arterial estiver alta, o médico desejará verificar a possível presença de outros fatores de risco, como colesterol alto, diabetes, sedentarismo, obesidade, tabagismo ou histórico familiar de doença cardíaca. Quanto mais fatores de risco, maior a probabilidade de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

O médico pode pedir exames adicionais, como um eletrocardiograma ou ECG, que registre a atividade elétrica do músculo cardíaco ou amostras de sangue que permitirão verificar se a pressão alta causou danos aos órgãos.

Tratamento:

Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Medicamentos:

 

Recomendamos ir nos seguintes especialistas, caso ache que está com Hipertensão Arterial:

Cardiologista: Especialista em distúrbios do coração.

Nefrologista: Trata distúrbios renais.

Clínico geral: Previne, diagnostica e trata doenças.

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões da área de saúde em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos