Academia

A academia esportiva é um local fechado ou aberto com diversas máquinas, que se destina ao ensino e prática de exercícios físicos, com a supervisão e orientação de profissionais de educação física.

As academias de ginástica fazem parte da rotina diária de milhões de pessoas. Os exercícios físicos contribuem para manter uma boa saúde e na prevenção de várias doenças, além de ser uma excelente maneira de alcançar o bem-estar emocional. Na verdade, corpo e mente precisam estar em sincronia, precisam ser trabalhados juntos para que os resultados sejam prósperos.

A academia tem uma variedade de atividades para desenvolver. Nela você pode encontrar vários tipos de equipamentos usados para dar firmeza aos músculos. Esses equipamentos podem ser peças individuais, como pesos ou halteres, ou sistemas complexos de polias ou movimentos projetados especificamente para um grupo de músculos do corpo.

O número de equipamentos e instrumentos de uma academia pode variar de acordo com o tamanho do espaço físico.

 

Vejamos alguns equipamentos disponíveis em uma academia de ginástica:

Esteira Elétrica: Usada para a melhoria da condição cardiorrespiratória.

Leg Press Horizontal Sentado: Esse equipamento trabalha quadris, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas. Utilizado para melhorar o condicionamento das pernas, atuando na eliminação das gorduras referentes.

Dumbbells: São instrumentos que auxiliam no fortalecimento muscular. São de uso localizado.

Ciclo Ergômetro: É um aparelho utilizado no processo de avaliação da condição cardiorrespiratória.

Prancha Abdominal: É um aparelho onde são realizados exercícios para fortalecer os músculos da região abdominal, incluindo ombros e glúteos.

Barra Fixa: É um aparelho utilizado para trabalhar a musculatura das costas, músculos das omoplatas e trapézio e músculos do braço e, também os músculos do peito e abdômen.

Elípticos: É um aparelho que trabalha todo o corpo em conjunto como membros superiores e membros inferiores, conferindo um grande gasto calórico.

Cadeira Flexora: É um aparelho utilizado para fortalecer os músculos, sendo o principal músculo trabalhado o quadríceps, atuando também na região da perna e da coxa até a panturrilha.

Mesa Flexora: É um aparelho que trabalha três músculos: os isquiotibiais, que envolve o bíceps femoral, o semitendinoso e o semimembranoso.

Halteres: É um aparelho que trabalha a musculatura dos membros superiores e da região torácica, como por exemplo o trapézio, os músculos deltoide, o bíceps e o tríceps, o teres menor e o teres maior, o peitoral maior, entre outros músculos.

Espaldar: É um aparelho com regulagem que serve para o fortalecimento e alongamento muscular, especialmente da coluna vertebral.

Remada Sentado: É um aparelho que trabalha quase toda a musculatura das costas, como os músculos dos ombros, o trapézio, músculos dos braços e músculos das pernas (de uma forma mais leve).

Banco de Supino: É um aparelho direcionado principalmente para o treinamento dos músculos peitorais maiores, mas também envolve os músculos deltoide, serrátil anterior, coracobraquial e tríceps braquial.

Bicicleta Ergométrica: É um aparelho semelhante a uma bicicleta comum. Através dele pode-se trabalhar o quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna.

Tríceps Polia: É um aparelho como o próprio nome sugere, trabalha um grupo muscular: tríceps braquial e músculo ancôneo.

Suporte para Agachamento: É um aparelho que trabalha o quadríceps (coxas) e tronco, e trabalha também o músculo reto abdominal e eretores da espinha.

 

Alguns benefícios de fazer uma Academia

Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Os exercícios ajudam a controlar a pressão sanguínea, a combater o mau colesterol, deixando seu coração mais saudável.

Ossos mais resistentes: A prática regular de exercícios físicos intensos ajuda na absorção de cálcio pelos ossos, evitando doenças como a osteoporose.

Melhora o seu humor, reduzindo o estresse: Os exercícios de força ajudam a aumentar os níveis de endorfina no cérebro, aumentando a sensação de bem-estar.

Ajuda a ter uma boa noite de sono: Os exercícios estimulam na liberação de serotonina, aumentando os níveis de melatonina no organismo, um hormônio que intervém na coordenação do ciclo natural de sono e vigília.

Reduz o risco de lesão: Com a prática regular de exercícios físicos. As articulações, os tendões e ligamentos tornam-se fortes, reduzindo a possibilidade de possíveis lesões.

Perda de gordura: A prática de exercícios físicos não apenas queimam calorias durante os exercícios, mas também depois, porque aumenta o metabolismo, continuando a queimar calorias nas próximas 24 horas após a sessão de exercícios.

Aumenta a motivação física: A atividade física ativa a produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e motivação.

Reduz o risco de demência: O organismo equilibrado faz com que seja equilibrada também, evitando que o excesso de glicose não absorvida crie resíduos nas células, como os radicais livres, que danificam os vasos sanguíneos, podendo desenvolver o Mal de Alzheimer.

Ajuda a melhorar a sua interação social: Por ser um ambiente motivador, existem outras pessoas com objetivos semelhantes.

 

 

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões da área de saúde neste ano
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos