Andar de bicicleta

É um exercício de baixo impacto, versátil e divertido. Esse tipo de exercício é aeróbico, pois utiliza o seu oxigênio como fonte de energia, trabalhando os grupos musculares e fazendo com que sua respiração e batimentos cardíacos acelerem. Os pulmões precisam trabalhar mais para conseguir oxigênio. Todo esse processo resulta em queima calórica e, consequentemente, em perda de peso.

O exercício praticado de 30 a 40 minutos por dia colabora com a perda de peso, além de trabalhar os músculos da perna durante as pedaladas, outras áreas como coxa, panturrilha e costas são ativadas.

Andar de bicicleta, além de reunir toda a família para dar um passeio divertido e aumentar os laços entre todos, pode virar um hábito ou uma atividade física e até mesmo um meio de transporte.

As pessoas que moram em zona urbana buscam cada vez mais a bicicleta como solução de transporte para fugir de trânsitos intensos, tornando o deslocamento um momento mais prazeroso e menos estressante. Existem também aqueles que praticam o ciclismo, em busca de bem-estar físico.

Para praticar o esporte é muito importante estar atento ao tipo de vestimenta ideal. As roupas precisam ser de extremo conforto, evitando roupas apertadas e que estejam de acordo com a estação do momento. Em primeiro lugar escolha roupas coloridas que se destaquem ou acessórios coloridos, como o capacete. No caso dos sapatos, os tênis esportivos podem ser uma boa dica.

Se você gosta de pedalar no período da noite, lembre-se do uso de sinalizadores, pisca alertas e farois. Pode incluir também o uso de coletes e faixas reflexivas fluorescentes para chamar a atenção de outros condutores. O uso de capacetes é imprescindível, independentemente da distância a ser percorrida. Vale ressaltar que o capacete deve apresentar o certificado de segurança internacional ou homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia Inmetro.

Outros acessórios como cotoveleira, joelheira e luvas são de grande utilidade para quem pratica o esporte.

 

Benefícios de andar de bicicleta

  1. Aumentar o círculo social: Andar de bicicleta é um esporte totalmente sociável. Participar de um grupo de ciclismo é uma excelente maneira de aumentar seu círculo social, pois várias horas de pedaladas facilita um bom bate-papo.
  2. Melhora o desempenho mental: Um estudo realizado em 2013 apontou que durante o exercício, o fluxo sanguíneo dos ciclistas no cérebro aumentou 28% e até 70% em áreas específicas. Em algumas áreas, após o exercício, o fluxo sanguíneo permaneceu acima de 40%, mesmo após a prática do exercício.
  3. Melhora as habilidades de navegação: Sair e explorar as pistas pode fornecer exercícios essenciais para seus recursos internos de mapeamento, dando a você uma ideia melhor de direcionamento.
  4. Andar de bicicleta melhora o bem-estar mental: O ciclismo combina o exercício físico com o bem-estar ao ar livre e explorar novas vistas. Você pode andar sozinho, dando-lhe tempo para processar preocupações do dia-a-dia ou você pode andar em grupo, que amplia o seu círculo social.
  5. Ajuda a ter uma boa noite de sono: O ciclismo, em particular, é uma ótima maneira de colher benefícios do sono, induzindo pelo exercício, uma vez que reduz a ansiedade e mantém o peso baixo, os quais são pensados para contribuir para a insônia.
  6. Aumenta o desejo sexual: Além de aumentar o desejo sexual, retarda o envelhecimento. Nos homens, reduz 30% as chances de experimentar a temível impotência sexual e, nas mulheres, pode retardar a menopausa em até vários anos.
  7. Coração saudável: Um estudo descobriu que andar de bicicleta regularmente pode diminuir sua chance de desenvolver problemas cardíacos em 50% e quem pedala 20 quilômetros por semana tem o risco de doença cardíaca reduzido pela metade.
  8. Controla o colesterol: O exercício aeróbico, como o ciclismo, é uma das melhores maneiras de aumentar o colesterol HDL (colesterol bom) em 5%, em apenas dois meses de ciclismo regular.
  9. Mantêm os pulmões saudáveis: O exercício regular ajuda a respirar com força e, dessa forma, força os músculos a expandir e contrair os pulmões a trabalhar mais, o que pode diminuir o risco de perder a função pulmonar conforme a sua idade.
  10. Controle de peso: Andar de bicicleta é uma ótima opção para controlar ou reduzir seu peso. O recomendado é pedalar durante 1 hora, pois pesquisas apontam que é possível queimar cerca de 2.ooo calorias por semana ao andar de bicicleta todos os dias.
  11. Ciclismo e diabetes: A falta de atividade física é uma das responsáveis pelo aumento da taxa de diabetes tipo 2 nas pessoas, pois pedalar contribui em parte para que os níveis de açúcar na corrente sanguínea se mantenham estáveis. Pedalando pelo menos 30 minutos diários podem reduzir até 40% o risco de desenvolver diabetes.
  12. Ciclismo e o câncer: A incidência de câncer de cólon, de mama e intestino pode ser reduzida 45% ao pedalar de bicicleta regularmente.

 

 

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões da área de saúde em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos