Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo. As partidas são analisadas por diversas entidades que comentam sobre as jogadas, os erros e acertos por parte da arbitragem, bem como a atuação dos jogadores.

É formado por dois times, cada time é composto de 11 jogadores e um árbitro, responsável pela correta aplicação das normas. É jogado em um campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo.

O objetivo do jogo é movimentar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária. Quando isso acontece, pode-se dizer que foi marcado um gol. A equipe que conseguir marcar mais gols ao término da partida é a equipe vencedora.

O futebol oferece benefícios excelentes para a saúde de todos aqueles que praticam. Crianças e adultos podem praticar esse esporte, mas deve ser com prudência e moderação. É importante não exceder a quantidade e a intensidade da atividade física, manter-se hidratado, conhecer a resistência do seu organismo e estar atento ao ambiente. Esse esporte inclui aquecimento, caminhada e corrida.

A prática do futebol não é apenas uma atividade divertida, mas também oferece inúmeros benefícios à saúde nos nível psicológico, cardiovascular e osteomuscular.

 

Benefícios de praticar futebol

  1. Reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, etc.
  2. Aumenta o nível de resistência em corridas aeróbicas e anaeróbicas. O exercício aeróbico reduz a pressão arterial.
  3. Permite aumentar a superfície de difusão de oxigênio dos pulmões para o sangue.
  4. Praticar futebol reduz a porcentagem de gordura e aumenta o índice de massa corporal.
  5. Melhora a vascularização muscular.
  6. Aumenta o nível da densidade óssea ao nível do fêmur e da tíbia.
  7. Aumenta a velocidade de reação, bem como a coordenação motora no nível muscular.
  8. Tonifica os músculos, especialmente a parte inferior do corpo e a área abdominal, graças ao aumento dos níveis de testosterona que produz.

 

Quanto aos benefícios psicológicos

Valores nos hábitos esportivos: Aprática do futebol gera uma série de valores comuns à maioria dos esportes, como: auto-estima, aceitação de desafios, autoeficácia, socialização e capacidade de trabalhar em equipe.

Desenvolvimento mental: O jogador seleciona ações corretas e errôneas, facilitando um feedback que lhe permite adquirir uma experiência perceptiva. Essa experiência será aquela que, em níveis mais avançados e em situações mais difíceis, permite escolher as ações técnico-táticas apropriadas a cada situação específica.

O futebol recreativo é uma atividade que promove a interação social, a criação de capital social e redes entre as pessoas. Também indica o potencial de promover a adesão de longo prazo à atividade física, mesmo para homens e mulheres inexperientes. Esse percentual relatou um estado psicológico recompensador e baixo grau de preocupação durante o jogo, considerando o treinamento de futebol como uma atividade divertida e recompensadora em si.

 

 

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões da área de saúde em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos