Limão e seu uso terapêutico

Limão e seu uso terapêutico
Em 1928 os pesquisadores identificaram a substância responsável pelo combate à enfermidade: a vitamina C. O efeito antiescorbuto deu origem ao nome científico da substância, ou seja, ácido ascórbico.
Na condição de principal agente antioxidante hidrossolúvel do organismo, a vitamina C desobstrui as artérias, removendo as placas gordurosos – os temidos ateromas. O limão fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce, bloqueia os radicais livres, oferecendo, assim, proteção, bloqueia os radicais livres, oferecendo, assim, proteção contra o câncer. No limão há uma substância antioxidante chamada limoneno que combate poderosamente os radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento precoce e a várias doenças.
O limão fortalece os capilares, vasos sanguíneos diminutos, e as paredes celulares, sendo agente essencial na formação do colágeno, proteína do tecido conjuntivo. Desta forma, ele previne equimoses, promove a cicatrização da pele e mantém fortes e sadios os tendões, que conectam o músculo ao osso, e os ligamentos, que conectam os ossos entre si.
O limão também favorece a produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas e auxilia o organismo a absorver o ferro dos alimentos. A vitamina C presente no limão oferece proteção contra o câncer e as doenças cardíacas.
Riquíssimo em ácido cítrico, o limão é antisséptico seguro e natural, que combate a fermentação gastrointestinal, destruindo micróbios e criando ambiente invulnerável à ação dos germes. No âmbito das vitaminas, destaca-se a vitamina C, de que o limão é uma das principais fontes. No suco de dois limões são encontrados mais de 70 mg da vitamina, e a ingestão diária recomendada para homens e mulheres é de 60 mg.
Analisando a química do limão, percebe-se a presença de ácido cítrico em sua composição. Não é um ácido comum, em estado livre. Se fosse assim, não poderia ser consumido. Os ácidos do limão – cítrico, oxálico e málico – encontram-se combinados com potássio, formando sais neutros. Descobriu-se que as frutas ácidas, principalmente o limão, são alcalinizantes do sangue alcalino.
Graças à ação do ácido cítrico, o suco de limão favorece grandemente a fluidez do sangue. Combinado com sódio ou potássio, o ácido forma o citrato de sódio e o citrato de potássio, respectivamente. Estes sais vegetais alcalinos são considerados os melhores remédios contra a viscosidade sanguínea, enfermidade cuja cronicidade potencializa os riscos de doenças cardiovasculares.
É um erro pensar que o limão afina o sangue. Na verdade, ele elimina o excesso de viscosidade, oferecendo prevenção contra infartos e derrame cerebral.
O consumo excessivo de carne vermelha, chocolate, bebidas alcoólicas, sal, frituras, ovos, queijos, manteiga, requeijão e creme de leite, entre outros alimentos, efetivamente, aumenta a viscosidade sanguínea. Englobados pela proteína contida em excesso no sangue viscoso, os uratos de cálcio e magnésio acumulam-se, causando putrefação e inflamações locais. Os reflexos não tardam a manifestação, na forma de intoxicação dos nervos adjacentes, acompanhadas de dor aguda.
O limão neutraliza o ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, reumatismo, gota e artrose. Estas enfermidades causam inflamação nas articulações do joelho, tornozelo, cotovelo, punho, dedos e na coluna vertebral. O ácido úrico é um ácido azotado eliminado do organismo através da urina, sendo o resultado final do metabolismo das proteínas. Em excesso, o ácido úrico forma grandes depósitos nas articulações causando inflamação local, ou forma cristais nas vias urinárias, conhecidas como cálculos renais. Pessoas que têm cálculos renais devem moderar o consumo de vitamina C. Um copo de 250 ml de suco de laranja fornece 124 mg de vitamina C, mais de duas vezes a ingestão diária recomendada.
O suco do limão deve ser feito com o limão fresco, se possível orgânico, e consumido após o preparo. São cuidados que preservam as substâncias terapêuticas da fruta.

Como preparar a água de limão para perder peso:
Existem várias maneiras de fazer isso, então vamos dar-lhes as duas melhores receitas de água com limão para perder peso. É importante saber que as propriedades do limão não serão alteradas se adicionarmos suco de limão após o aquecimento da água.
Recomendamos preparar a bebida com água morna, mas depois consumir a frio, mas incorporando o limão na água morna, todas as propriedades do limão são melhor extraídas.
Para a preparação, só precisamos de água, limões e adoçante (se desejado).
A preparação é muito simples, vamos ter que ferver um litro de água, uma vez que atinge uma fervura, vamos removê-lo do fogo e aguardar cerca de 10 minutos, para baixar um pouco a temperatura. Uma vez que este tempo tenha decorrido, teremos que incorporar o suco de dois limões. Pode ser adoçado com um adoçante do seu agrado.
Por outro lado, podemos preparar a bebida de água com limão de outra maneira. Consiste em ferver um litro de água, como na receita anterior. Vamos esperar 10 minutos para baixar a temperatura e adicionar dois limões em pedaços e deixar repousar por uma hora.
A esta mistura vamos acrescentar, uma vez decorrido o tempo, as raspas de um limão, já que na casca também encontramos inúmeras propriedades do limão.
Vamos deixar descansar por 5 minutos. Para adoçar a bebida, escolha o adoçante do seu agrado.
Você pode adicionar ervas aromáticas, como hortelã, para dar um toque no sabor da bebida, e, se quiser aumentar seus efeitos, pode adicionar um pouco de canela, o que dará um toque diferente e ajudará na perda de peso.
Outra opção é espremer meio limão em um copo de água e beber meia hora antes do café da manhã, almoço e jantar.
Todas as variedades de limão contêm esses benefícios e também podem ser usadas para decorar saladas, carnes e peixes, ajudando a aumentar o consumo dessa fruta.
Não esqueça que uma dieta equilibrada deve ser levada em conta para ajudar no processo da perda de peso.

Receita de limonada:
Ingredientes:
1 a 1½ limões espremidos (2 colheres de sopa de suco de limão);
300 ml de água filtrada;
1 pau de canela;
1 pitada de pimenta caiena.
Preparo:
Para fazer sua limonada, misture 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora, 300 ml de água filtrada, 1 pau de canela e 1 pitada de pimenta caiena.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões da área de saúde em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos

Documento sem título