Pilates

O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, trbalhando em associação a mente e o corpo de maneira harmoniosa e saudável.

Inclui controle, fluidez, concentração e respiração. O exercício mente e corpo é uma atividade que incide sobre o foco mental dos movimentos físicos que estão sendo realizados, contribuindo para o condicionamento físico geral e ajuda no engajamento da mente.

O Pilates pode ser feito de duas maneiras. As aulas de estúdio utilizam máquinas especiais com tiras, molas e polias para facilitar o alongamento e o fortalecimento muscular. As aulas de mat-work são predominantemente livres de equipamento, provavelmente usando apenas itens básicos, como blocos.

O Pilates visa desenvolver o corpo de maneira harmoniosa, corrigir más posturas, restaurar a vitalidade física e estimular a mente, tudo isso baseado nestes princípios essenciais:

Controle: Os movimentos devem ser precisos e controlados;

Fluidez: Todos os movimentos são lentos e fluidos, suavemente. A respiração é contínua;

Concentração: Todos os movimentos vêm do centro do corpo, você deve concentrar sua atenção em seus exercícios para modelá-los na respiração;

Respiração: A respiração é um fator essencial, pois cada sessão começa com alguns minutos direcionados à sensibilização e concentração da respiração para ajudar no relaxamento da musculatura, diminuindo tensões localizadas por todo o corpo. O método Pilates utiliza a respiração torácica ou respiração diafragmática intercostal.

O objetivo desse tipo de respiração é usar os músculos do tórax e das costas para expandir a caixa torácica lateralmente, permitindo que os pulmões se expandam, mas sem necessidade de expandir o abdômen. Ao expandir o abdômen durante a respiração, os músculos abdominais esticam e, assim, param de apoiar a região lombar desprotegida. Portanto, o método Pilates enfatiza um tipo de respiração que impede a expansão abdominal. O ar é inspirado pelo nariz e exalado pela boca. Durante a inalação, as costelas se abrem para fora e para cima ao mesmo tempo que a coluna se alonga para cima, enchendo os pulmões com oxigênio ao máximo.

A respiração torácica alivia as crises de ansiedade, tensão e stress, pois permite a regulação do sistema nervoso, fazendo com que o seu corpo atinja um estado de relaxamento. Parece difícil, mas o instrutor vai orientar passo a passo.

Durante uma sessão de Pilates, os exercícios consistem em adotar diferentes posturas que, por sua vez, solicitam todos os músculos do corpo, em uma ordem estabelecida. O foco está na área central do corpo para trabalhar os músculos abdominais.

Nota: No caso de dor crônica, que pode ser atribuída a problemas graves, consulte um médico ou fisiatra antes de realizar os exercícios.

O método de Pilates é um sistema de exercícios focado em melhorar a flexibilidade, força e consciência corporal, sem necessariamente constuir volume.

As sessões são supervisionadas por instrutores especialmente treinados. Cada sessão tem duração em média de 50 minutos à 1 hora, 3 vezes por semana.

O Pilates é também, um exercício de resistência não aeróbico (cárdio), embora a frequência cardíaca aumente provavelmente para uma pessoa descondicionada. No entanto, é mais próximo do levantamento de peso do que correr, andar de bicicleta ou outras atividades aeróbicas, e você deve considerar o exercício de resistência.

Pilates na gravidez

O Pilates é um exercício ideal durante a gravidez, pois é projetado para fortalecer os músculos abdominais e pélvicos. Estes exercícios podem ser realizados em posições adequadas para mulheres em todas as fases da gravidez, podendo eliminar o estresse das costas e do assoalho pélvico e ajudar a posicionar o bebê para o parto. Os exercícios para o assoalho pélvico demonstram reduzir a eliminação de urina em mulheres com incontinência urinária.

Não se esqueça de procurar orientação do seu médico antes de iniciar os exercícios de Pilates, pois provavelmente alguns deles não serão adequados para você. Fique atenta se observar sangramento, taquicardia, tontura, dor de cabeça e até mesmo contração uterina. Se sentir algum desses sintomas durante ou após uma sessão de Pilates, pare imediatamente o exercício, informe o instrutor e se achar necessário, procure assistência médica.

Benefícios que o Pilates oferece a você

Sabendo quais benefícios o Pilates oferece , você passa por melhorias físicas e mentais. Praticando Pilates através de uma rotina de exercícios específicos você verá muitas vantagens.

Melhora a respiração: Saber executar a respiração é fundamental no Pilates. Através do método de respiração, a circulação sanguínea do seu corpo apresentará melhorias também.

Ajuda no alinhamento da coluna: Com a prática dos exercícios você aprenderá a manter uma posição ereta, contraindo o abdômen e alinhando os ombros corretamente.

Fortalece articulações e músculos: A prática de Pilates faz com que seus músculos se alonguem e se fortaleçam, enquanto aumenta a mobilidade das articulações. Como consequência, o risco de lesão diminui.

Perda de peso: O Pilates ajuda na perda de peso. Embora não seja objetivo do método usado nos exercícios, ele estimula o metabolismo e acelera o emagrecimento. A depender da intensidade dos exercícios realizados, o gasto calórico pode chegar a 450 calorias. A aplicação dos exercícios básicos e dos equipamentos (Cadillac, pesos de 1 kg, Reformer e outros) durante 2 meses, 3 vezes na semana, com uma duração de 1 hora, aponta resultados positivos na questão da perda de peso.

Promove o bem-estar geral: O método Pilates promove equilíbrio emocional com sua prática regular, proporcionando um imenso bem-estar. Como o método exige concentração e controle durante os exercícios, pessoas que têm ansiedade apresentam maior controle da situação.

Maior disposição durante o dia: O sedentarismo desenvolve doenças como a hipertensão e atrofiamentos, isso porque o seu corpo estaciona no tempo. Quando você pratica Pilates, o seu corpo ganha condicionamento físico, fazendo com que você tenha maior disposição durante o dia.

Melhora a qualidade do sono: Os exercícios de Pilates liberam endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar, reduzindo a ansiedade na hora de dormir.

Nota: Cuidado para não realizar o movimento incorreto e gerar lesão. Alunos que apresentam alguma lesão devem ter os exercícios de Pilates adaptados ao seu caso. Lembre-se que o Pilates atua na reabilitação e recuperação.Converse com o seu médico antes de aderir essa modalidade.

Melhora a memória: Como os exercícios incluem exercícios de coordenação e sequenciais, há uma melhora significativa na neurogênese (criação de novas células cerebrais). Estudos recentes indicam que as mudanças ocorrem principalmente no hipocampo (região responsável pelas memórias e aprendizagem).

 

 

Também pode te interessar
Saiba quais são as melhores profissões da área de saúde em 2018
Sobre Nós:

Medicina Virtual é um site com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento da área de medicina, aqui você pode saber sobre dietas, saúde, tratamentos, doenças, bem-estar, entre muitas outras coisas!

Siga-nos em nossas redes sociais:
© 2018 Medicina Virtual - Todos os direitos reservados

Atenção: O site Medicina Virtual é apenas um site de aprendizado e educação, então nossas informações não devem ser utilizadas para outro fim, a não ser o de aprendizado, sendo assim NÃO substituimos quaisquer exames médicos